Busca de artigos

Encontre artigos de temas ou autores específicos publicados na RTD:
Indexada por:
Qualis - Capes Latindex
Apoio Institucional:
Editora Átomo

Sobre a revista

A Revista Turismo & Desenvolvimento (RTD) é uma revista científica de publicação semestral, com apoio institucional da Editora Átomo, que, desde 2001, contribui nas áreas de conhecimento Turismo, Lazer e Hotelaria, priorizando sua interface com as políticas públicas e o desenvolvimento, com foco interdisciplinar. Divulga trabalhos de pesquisa, análises teóricas, documentos, ensaios e resenhas bibliográficas que possam subsidiar as atividades acadêmicas e a ação das pessoas envolvidas com o turismo e o lazer em organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

Atualmente, a RTD é avaliada como Qualis B3 na área Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Na tabela abaixo encontram-se as classificações da RTD para as demais áreas do conhecimento relacionadas à linha editorial da revista.

ISSN Título Estrato Área de Avaliação
1519-4744 Revista Turismo & Desenvolvimento B3 Administração, Ciências Contábeis e Turismo
1519-4744 Revista Turismo & Desenvolvimento B4 Arquitetura e Urbanismo
1519-4744 Revista Turismo & Desenvolvimento B4 Engenharias III
1519-4744 Revista Turismo & Desenvolvimento B4 Geografia
1519-4744 Revista Turismo & Desenvolvimento B4 Planejamento urbano e regional / Demografia
1519-4744 Revista Turismo & Desenvolvimento B5 Antropologia / Arqueologia
1519-4744 Revista Turismo & Desenvolvimento B5 Engenharias I
1519-4744 Revista Turismo & Desenvolvimento B5 Interdisciplinar
1519-4744 Revista Turismo & Desenvolvimento B5 Sociologia

Histórico

A revista iniciou suas atividades em 2001, como fruto de uma articulação entre pesquisadores de origem disciplinar diversificada que tinham em comum o interesse pelo desenvolvimento do turismo como nova área do conhecimento científico. Com o suporte institucional da editora Átomo desde seu início, a RTD manteve-se ao longo desses mais de dez anos como publicação autônoma, reconhecida nacionalmente, contribuindo para a divulgação do turismo como importante fonte de desenvolvimento das comunidades.

Políticas

Foco e Escopo

A Revista Turismo & Desenvolvimento (RTD) publica artigos de desenvolvimento teórico nas áreas de Turismo, Lazer e Hotelaria. Aceita perspectivas teóricas e metodológicas diferentes na abordagem dos temas, desde que sejam consistentes e relevantes para o enriquecimento do conhecimento nas áreas mencionadas. Serão acolhidos artigos, resenhas, documentos e estudos de caso, que contribuem de modo significativo para o conhecimento no âmbito do turismo, lazer e hotelaria, preferencialmente aqueles que tenham uma interface com as políticas públicas e o desenvolvimento social, com foco interdisciplinar.

A RTD tem como prioridade:

  • artigos cujo desenvolvimento teórico seja sustentado por pesquisa bibliográfica pertinente, atualizada e, em alguma medida, envolvendo os autores clássicos do tema escolhido;
  • ensaios com abordagens inovadoras, com novos enfoques que induzam os leitores à reflexão sobre o tema focado;
  • estudos de caso que contribuam para a disseminação do conhecimento, revelando problemas que sejam abordados com a utilização de bibliografia que servirá para indicar possibilidades para sua solução;
  • documentos, de um modo geral, que apresentem contribuição científica embasada em metodologia explícita no escopo do trabalho.

Política editorial

A Revista Turismo & Desenvolvimento tem como missão contribuir para o estudo científico do turismo relacionado com o desenvolvimento social, com a divulgação de trabalhos que possam subsidiar as atividades, tanto no âmbito acadêmico como nas organizações públicas, privadas e do terceiro setor, associadas, de algum modo, com as áreas de turismo, lazer e hotelaria.

Periodicidade

A RTD tem periodicidade semestral, sendo que poderá editar, com prévio aviso, edições especiais que contemplem temas de relevância na área do turismo, lazer e hotelaria.

Publico-alvo

O público-alvo da RTD são os acadêmicos, pesquisadores e profissionais do campo do turismo, lazer e hotelaria que atuam em organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Privilegia sua inserção nas instituições de ensino superior dedicadas à pesquisa do turismo, em particular os cursos de pós-graduação.

Processo de avaliação

Os artigos recebidos terão iniciado o seu processo de avaliação por meio da atribuição de um código numerado que garante o anonimato do(s) autor(es). A seguir, o trabalho será enviado para uma pré-avaliação da equipe editorial, que verificará sua adequação à linha da revista. Caso aprovado, será enviado a dois avaliadores pelo sistema de blind review (sem a identificação dos autores e suas instituições).

A equipe editorial assume o compromisso com os autores de que receberão retorno da avaliação de seus manuscritos no prazo máximo de 5 meses após o seu recebimento, com três indicações possíveis: aceito sem modificações, aceito com modificações e recusado. Ao ser aceito, será indicado o número da revista em que será publicado.

Os manuscritos enviados para a revista não deverão conter nenhuma indicação de autoria ou origem para garantir o anonimato na avaliação. Neste sentido, os trabalhos deverão estar acompanhados de uma folha na qual estejam indicados os dados de afiliação do(s) autor(es) (breve currículo, endereço, telefone e endereço eletrônico).

Ao enviarem o artigo à RTD, os autores estão assumindo total responsabilidade sobre o seu conteúdo e o compromisso de não remetê-lo a outra publicação.

Serão aceitos artigos em português e espanhol, que contenham um resumo em português e inglês.